Reunião Anual de Planificação 2021

IAM Realiza Reunião Anual de Planificação

Sob o Lema “Transformando Vidas, Aumentando a Renda das Famílias”, decorre desde hoje, segunda-feira, dia 21 de Junho, a Reunião Anual de Planificação. Um encontro, no qual durante dois dias, reúne quadros do IAM, investigadores, delegados provinciais com o principal objectivo de aflorar e harmonizar o plano de actividades para 2022

A abertura da reunião, foi dirigida, pelo Director Geral do Instituto de Amêndoas, Ilídio Bande, que na sua intervenção explicou que o encontro tem como o pano de fundo avaliar o desempenho do subsector do caju na campanha 2020/2021, bem como traçar o plano de actividades para 2022 e fazer reflexão sobre a eficácia do preço de referência ao produtor.

O titular da pasta de amêndoas revelo que, o subsector de amêndoas está a registar níveis de crescimento bons tanto no caju assim como da macadâmia. Tendo na campanha de comercialização da castanha de caju 2020/21 comercializado cerca de 145 mil toneladas.

O Director sublinhou ainda que, neste momento a nível institucional prossegue o processo de Reforma Legal, assim como a avaliação final do Plano Director do Caju, seguirá a Elaboração do Plano Director de Amêndoas e a elaboração da estratégia de Revitalização da Indústria do Caju.

Pelo seu turno, Artur Maurício Muandula, Administrador do Distrito de Matutuíne, no acto da sua intervenção, fez saber que o distrito conta com 32 actores envolvidos na cadeia de valor de amêndoas que contribuíram na campanha finda com 30 toneladas de castanha de caju e 36 toneladas de macadâmia produzido no Posto Administrativo de Catuane.

Importa referir que, o encontro decorre, na ponta de Ouro, província de Maputo, distrito de Matutuíne, Posto Administrativo de Zitundo.

Next Post

Lançamento da Campanha de Pulverização de Cajueiros

Sáb Jul 3 , 2021
02.07.2021: Lançamento da Campanha de Pulverização de Cajueiros – Abrangidas cerca de 150 mil famílias e um universo de cerca de 7.500.000 cajueiros; um crescimento de 23% em relação à campanha passada. Pretendemos ver assegurada a qualidade da nossa castanha; melhorada a produtividade do cajual nacional; e a renda do agricultor familiar. Na campanha 20|21 foram distribuídas 4.286.684 mudas e a produção nacional de castanha comercializada cresceu 20% para 145.000 ton, o que representou uma renda bruta ao produtor de cerca de USD 94 milhões. #caju#agricultura#cajueiro#mader#crescimento#Pulverização#agro#campanha_agrária#Moçambique