Novos Quadros de Direcção das Delegações da Zona Sul tomam posse

O Director Geral do Instituto de Amêndoas de Moçambique (IAM), IP, Ilídio Bande, dirigiu no dia 24 de Março de 2023, em Maputo a tomada de posse de chefes de Departamentos e repartição de diversas áreas nas delegações de Inhambane, Gaza e Maputo Província

Discursando na ocasião o Director Geral do IAM, Ilídio Bande,  solicitou aos empossados maior empenho, zelo e dignidade no desempenho das novas funções e aos delegados dos empossados, para que olhem para Chefes de departamentos e de repartições como seus assessores.   

“O que se espera deste processo de reforma legal e institucional bem como da vossa nomeação é que dele resultem delegações provinciais fortes e à altura dos desafios impostos ao subsector de amêndoas, daí que apelamos aos empossados que olhem para os cargos que hoje assumam não como uma oportunidade individual mas uma missão que deverá ser cumprida ao nível de cada unidade orgânica visando o objectivo global do instituto como um todo” Sublinhou

Aos Chefes de Departamento de Desenvolvimento e Produção de Amêndoas o Director Geral do IAM recomendou, a adopção de estratégias de fomento ajustadas às condições específicas e às vantagens comparativas e competitivas de cada zona de intervenção e a difusão e adopção de tecnologias e sistemas de produção amigas do ambiente e resilientes face às adversidades do ambiente, cada vez mais presentes.

Para os chefes de Departamento de Planificação, Monitoria e Avaliação orientou que devem Assegurar que a planificação seja um efectivo instrumento de gestão através do qual se optimizam os recursos e minimizam as imprevisibilidades.

Igualmente aos Chefes de Repartição de Administração e Finanças realçou que devem assegurar a aplicação eficaz e eficiente dos recursos financeiros e matérias da delegação, Prestar atempadamente contas, balanços e relatórios tanto nos órgãos locais de tutela como na sede.

A Repartição de Aquições deve Garantir a observância dos princípios de economicidade, racionalidade e ética no processo de contratação de serviços e aquisição de bens.

Repartição dos Recursos Humanos orientou a assegurar a efectiva implementação do Sistema de Gestão de Recursos Humanos, o que permitirá a minimização de conflitos laborais, o aumento da satisfação e motivação, pressupostos básicos para o bom desempenho individual, grupal e organizacional e a concepção e manutenção do cadastro do pessoal que permita, a qualquer momento, consultas e decisões atempadas de gestão.

IAM SEDE

Next Post

SECTOR PRIVADO DEFENDE QUE A FIXAÇÃO DA TAXA DE PELÍCULA DA AMÊNDOA DEVE SER PRECEDIDA POR UM ESTUDO TÉCNICO

Ter Mar 28 , 2023
A Comissão de Agricultura, Economia e Ambiente da Assembleia da República convocou a CTA para audição sobre a proposta de Lei do Cajú. Participaram no encontro, membros da AICAJU – Associação dos Industriais de Cajú, e da ACIANA – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nampula. A questão de sobre-taxas de valorização dominou a audição, tendo o Sector Privado defendido a fixação da sobre-taxa da castanha em bruto de 18% para 22%, uma vez que se regista um decréscimo operacional das indústrias de processamento, podendo o aumento da taxa reavivar a indústria, depois da crise de 2017-2019. O País possui […]