Moçambique participa no 1º. Steering Committee (sc) em Lusaka, Zâmbia

Decorreu entre os dias 11 a 12 de Julho o primeiro Steering Committee (SC) em Lusaka, Zâmbia

 

MoZaZiMa foi criada em julho de 2008. Nesta altura constatou-se que a produção dos países de MoZaZiMa correspondia a 16% da produção da Africa e 2,5% da Exportação Mundial e estes eram afectados pela baixa produtividade, os desafios de aumento de produção e produtividade similares.

O encontro tinha objectivo de revogar a designação MoZaZiMa (iniciativa de Cooperação regional-Moçambique, Zâmbia, Zimbabwe e Malawi) em que a sua criação previa apenas 4 países convista a promoção da produção e exportação do algodão. Foi também objectivo do encontro a apreciação do ponto de situação do subsector algodoeiro em cada pais, proposta e aprovação do logo de ESACO e registo de acordo com a legislação Zambiana, apresentação e adpoção do memorando de accão da ESACO e criação de subcomités de áreas relevantes.


 Moçambique foi eleito para liderar a área de investigação e desenvolvimento do algodão no âmbito desta iniciativa e Malawi assume a presidência desta iniciativa
A visão desta iniciativa era de tornar o subsector algodoeiro dos países de MoZaZiMa competitivo, prospero, equitativo e sustentável.
Perante o actual cenário onde a iniciativa contempla mais países nomeadamente os de MoZaZiMa e outros como, Quénia, Tanzânia, Uganda, Etiópia remetendo a necessidade de mudança de Nome o que foi feito neste 1o SC de Lusaka, passando a designar se por Eastern and Southern African Cotton organization (ESACO) -Organização do algodão do leste e do Sul da Africa.


Os principais objectivos desta iniciativa visam melhorar a cooperação regional para aumento da produção e produtividade, melhoria da qualidade de algodão assim para a promoção de cadeia de valor de algodão
Neste momento todos países desta organização estão em processo de comercialização do algodão caroco com preços mínimos por quilo que variam ao equivalente a 25,00 a 30,00 Mts e moçambique com 23,00 Mts/kg.

 

 

Contactos

Av. Eduardo Mondlane, 2221 - Maputo   +258-21-431015/6   This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Sobre Nos

O Instituto do Algodão de Moçambique (IAM) é uma instituição pública tutelada pelo Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar e criada pelo Decreto n° 7/91, de 23 de Abril, cujas atribuições e competências constam do Decreto n° 36/2015, de 31 de Dezembro.