IAM, IP E AMPCM firmam Acordo na criação de Sistema de Informação

O Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP (IAM, IP), juntamente com a Associação Moçambicana de Promoção de Cooperativismo Moderno (AMPCM) e  Norges vel procederam na tarde desta sexta-feira, 23 de Setembro de 2022,  à assinatura de Memorando de Entendimento que preconiza o lançamento oficial da fase de transição do Projecto Connect Caju e respectivo Plano de Acção. Trata-se de uma plataforma que servirá de repositório de dados e informação de actores, actividades e processos de todas as cadeias de valor de amêndoas, em um sistema electrónico.

O Memorando de Entendimento visa regular a forma e as condições pelas quais os signatários se propõem a desenvolver as actividades e programas de cooperação mútua e intercâmbio nas áreas de digitalização do subsector de amêndoas, assistência técnica, monitoria e avaliação; ao benefício de todos os actores da cadeia de valor de amêndoas, com especial enfoque para os produtores e grupos de produtores (associações e cooperativas).

O período de transição terá a duração de 15 meses, durante o qual serão consolidados os ganhos obtidos durante a implementação do Projecto Connect Caju, uma iniciativa de partilha de custos entre o IAM, IP e a Embaixada da Noruega, esta, representada pela Norges Vel, Brynild Gruppen e IKURU, cujo objectivo é de aprimorar o sistema de colecta de dados e comunicação em extensão de forma efectiva e sustentável, visando contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de assistência técnica, monitoria e avaliação ao nível sectorial, tornando-o mais atractivo, mais competitivo, mais transparente e inclusivo.

Participarão deste evento, Menbros de Conselho de Direcção do IAM, IP, Norges vel, AMPCM e Hiveonline.

IAM SEDE

Next Post

Fixado preço de referência para comercialização da castanha de caju

Qua Out 12 , 2022
O preço de referência para a comercialização da castanha de caju em bruto a ser observado na presente campanha de comercialização 2022/2023, foi fixado em 37 meticais por quilograma. A decisão foi tomada ontem, em Maputo, na I sessão de Comité de Amêndoas, orientada por Sua Excelência, Olegário dos Anjos Banze, Vice -Ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Na sua intervenção o Vice -Ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Olegário dos Anjos Banze, explicou que o preço não é fixo, entretanto ele é fixado de acordo com as dinâmicas do mercado internacional principalmente dos grandes produtores e processadores.  Na ocasião […]