Memorandos

Assinatura de Memorandos

ASSINADO MEMORANDO QUE VIABILIZA RESTAURAÇÃO DE GORONGOSA

O Instituto de Amêndoas de Moçambique e o Parque Nacional de Gorongosa rubricaram no passado dia 10 de dezembro um memorando de entendimento que viabiliza o projecto de restauração de Gorongosa para produção.

Na sua intervenção o Director Geral do Instituto de Amêndoas de Moçambique, Ilídio Bande, sublinhou que, do acordo ora celebrado esperam contribuir para o aumento de renda de 4000 mil famílias residentes na zona tampão do Parque Nacional de Gorongosa dos distritos de Cheringoma, Nhamatanda, Muandza, Maringúe e Dondo, Província de Sofala.

Para o titular da pasta do IAM, este acto simboliza o compromisso do Governo no fortalecimento de parcerias Públicos-Privado e busca sinergias para alavancar o desenvolvimento do país, no caso concrecto o fomento das amêndoas no país.

Ainda na sua intervenção, o Bande fez saber que, em termos de desafios do subsector, na cultura do caju pretendem aumentar a capacidade produtiva das actuais 3.5 milhões de mudas plantadas anualmente para 10 milhões, no maneio integrado sair da fasquia de 7.7 milhões de cajueiros tratados contra pragas e doenças para cerca de 10.5 milhões e na produção sair dos actuais 143 mil toneladas para mais de 200 mil até o fim do quinquénio. 

Neste contexto, com esta assinatura perspectivam a massificação do fomento das amêndoas em Moçambique com vista a criar riqueza das populações residentes na região norte do país e contribuía para o desenvolvimento das zonas rurais.

O INSTITUTO DE AMÊNDOAS DE MOÇAMBIQUE E IPEME FIRMAM ACORDO

O Instituto de Amêndoas de Moçambique IP (IAM), e o Instituto para promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME) assinaram no passado dia 28 de Dezembro um acordo que visa reforçar a capacidade para a criação, fortalecimento e desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas na cadeia de valor de caju e outras amêndoas através de acções de formação e facilitação do seu acesso ao mercado e financiamento.

A cooperação entre as duas instituições concentra-se na assistência e formação das Pequenas e Médias Empresas para o seu desenvolvimento na cadeia de produção das amêndoas, e na promoção do sector privado dentro da mesma cadeia.

Na ocasião, a Directora Geral do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas disse que “com a assinatura deste memorando, as duas famílias se juntam, a família Instituto para a Promoção de Pequenas e Medias e Empresas e a do Instituto de Amêndoa de Moçambique, em prol de um objectivo comum que é o de alavancar cada vez mais a cadeia de valor de amêndoas. Avançou ainda que para a sua consolidação e crescimento não basta apenas à vontade ou intenção, temos é que trabalhar para atingir o nosso objectivo”.

Por sua vez, o Director Geral do Instituto de Amêndoas frisou que “este memorando traz consigo um desafio novo que é a integração do sector familiar na produção da cultura de macadâmia visto que até ao momento apenas as grandes empresas é que estão envolvidas nesse processo. Segundo orientação do Governo, emanada por Sua excelência Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, o nosso sector deve encontrar formas do sector familiar fazer parte da produção e comercialização da macadâmia”.

O memorando teve como assinantes o Director Geral do Instituto de Amêndoas, Ilídio Bande, e a Directora Geral do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas, Joaquina Gumeta.