PESQUISADORES DO BENIN EFECTUAM UMA VISITA DE TROCA DE EXPERIÊNCIA A PROVÍNCIA DE NAMPULA

Uma equipe composta por 9 pesquisadores do Benin, encontram-se desde o passado dia 14 do corrente mês, de visita a Província de Nampula, com o principal objectivo de efectuar a troca de experiência com o Instituto de Amêndoas de Moçambique, na área do Caju.

Trata-se de pesquisadores que representam três Instituições do Benin, nomeadamente Benin Caju, Centro de pesquisa agrícola e Universidade do Parakou, que se deslocaram a Província de Nampula para trocarem experiências nas áreas de extensão, pesquisa e processamento da castanha de Caju.

Falando após visita realizada ao viveiro de Nasaurruma e ao campo de progénies, Peter Masawe, chefe da equipe de pesquisadores, fez saber que um dos objectivos da visita é de verificar o que Moçambique está a fazer de concreto neste momento na cadeia de valor do Caju.

Peter Masawe disse que umas das grandes aprendizagem que leva para o seu país, como resultado da troca de experiência é o modelo de gestão dos viveiros, a prática de limpeza dos cajueiros no campo dos produtores, e a integração da extensão na cadeia de valor do Caju .

IAM SEDE

Next Post

Reunião de Harmonização de Procedimentos sobre Monitoria da comercialização da castanha de caju, Campanha 2023/2024

Qui Out 26 , 2023
Os temas apresentados: Balanço da 1-Comercialização da castanha de caju 2022/2023; 2 – Decreto 78/2018 de 6 de Dezembro, Regulamento para Fomento Produção Comercialização, Processamento, Exportação do Caju; 3 – Diploma Ministerial 36/2021 de 28 de Maio taxa de prestação de serviços prestados pelo IAM; 4 – Decreto 36/2013 de 02 de Agosto Licenciamento de Actividade Comercial; 5 – Sistema de monitoria da Comercialização da castanha de caju; 6 – Mecanismo socialização multi sectorial; A reunião teve lugar na sala de reuniões do INSS, cidade de Quelimane. A reunião foi moderada pelo Sr. Director Provincial de Indústria e Comércio da […]