INICIA NA ZAMBÉZIA TREINAMENTO E RECICLAGEM DE PROVEDORES DE SERVIÇOS

A província da Zambézia iniciou hoje, dia 20 de Junho, no distrito de Gilé, localidade de Mamala, um processo integral de capacitação para provedores de serviços de pulverização de cajueiros e registo de atomizadores, iniciativa que se estenderá a todos os distritos de produção de caju da região.O programa de treino tem múltiplos objetivos estratégicos para melhorar a produção de cajueiros e dotar os provedores de conhecimentos específicos sobre os procedimentos adequados para o tratamento químico do cajueiro, incluindo aspectos críticos como os cuidados com pesticidas, cálculo de dosagens precisas, estabelecimento de intervalos de aplicação e discussão das principais pragas e doenças que afectam esta cultura.

A iniciativa visa promover a reparação dos atomizadores avariados e actualizar o parque destes equipamentos para a presente campanha de tratamento químico. As autoridades também coordenarão todas as operações inerentes à campanha de tratamento químico do cajueiro, assegurando assim uma implementação eficiente e eficaz das medidas fitossanitárias em toda a região produtora. Este processo de capacitação representa um passo importante para fortalecer a produção de cajueiros, uma cultura de grande relevância económica para a província da Zambézia e as suas comunidades rurais.

IAM SEDE

Next Post

Decorre em Maputo II Comité de Pilotagem

Qui Mai 29 , 2025
O Instituto de Amêndoas de Moçambique (IAM, IP) e a organização francesa Nitidae realizaram, no dia 29 de Maio, em Maputo, o II Comité de Pilotagem do Projecto ACAMOZ II – Apoio à Cadeia de Valor do Caju e da Macadâmia em Moçambique. O encontro reuniu diversos intervenientes o AFD doador do projecto, MAAP, SDAEs, Parque Nacional do Gilé e o IAM,IP incluindo representante dos produtores beneficiários, com o propósito de discutir estratégias de desenvolvimento das comunidades produtoras e avaliar os progressos do projecto, que visa melhorar a competitividade das cadeias de valor do caju e da macadâmia no país. […]