A Delegação de IAM, IP em Nampula realiza formação de viveiristas

A Delegação de IAM, IP em Nampula realiza formação de viveiristas
O Instituto de Amêndoas de Moçambique (IAM, IP) delegação de Nampula promoveu nesta segunda-feira (03 de Outubro) uma acção de reciclagem para viveiristas com vista a preparar a campanha de produção de mudas de cajueiros 2025/26.
A formação, com a duração de dois dias, envolve 134 viveiristas, seis gestores de viveiros públicos e seis supervisores distritais dos viveiros de Nassurruma, Chalaua, Liúpo, Monapo, Nametil e Mahile.
A actividade tem como principal objectivo reactivar e actualizar os conhecimentos e competências técnicas sobre produção de mudas de cajueiros, além de promover a troca de experiências entre os participantes, tendo em vista a melhoria da taxa de pegamento e qualidade das mudas.
A formação está a ser ministrada por técnicos da Delegação de Nampula do IAM, IP, com aulas teóricas no primeiro dia e componente prática no segundo.
Durante a formação são abordados os seguintes temas:Fichas de monitorização dos viveiros; Procedimentos a ter em conta na sementeira; Selecção e colheita de propágulos; Cuidados fitossanitários de mudas de cajueiros; Determinação da taxa de pegamento; Colheita e preparação de substrato e Enxertia por garfagem em fenda lateral
A iniciativa insere-se nas acções preparatórias do processo de produção de mudas em curso na província, fundamentais para garantir a qualidade da próxima campanha agrícola do caju.

IAM SEDE

Next Post

PREÇO DE REFERÊNCIA DA CASTANHA DE CAJU FIXADO EM 45 METICAIS POR QUILOGRAMA

Sex Out 10 , 2025
Os intervenientes da cadeia de valor da castanha de caju acordaram esta sexta-feira, 10, em reunião do Comité de Amêndoas, fixar o preço de 45 meticais por quilograma para a compra ao produtor durante a presente campanha 2025-2026. A sessão foi presidida pelo Secretário de Estado do Mar e Pescas, Momede Juízo, que na ocasião explicou que o preço consensualizado pelos diferentes actores da cadeia de valor de castanha de caju poderá ser reajustado em função dos preços a serem praticados no mercado internacional. O governante destacou ainda que, nas últimas campanhas, a produção comercializada de castanha de caju tem […]