Técnicos do IAM,IP sede beneficiam de Workshop sobre Género

Teve lugar no dia 20 de Março, na Cidade de Maputo, uma capacitação de técnicos do Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP sobre Género, como um mecanismo estratégico para reforçar a igualdade de oportunidade, o respeito a diversidade e a construção de ambientes de trabalho mais inclusivo promovido pela Nítidae.

O Workshop insere-se no contexto de capacitação institucional para promover a integração da perspectiva de género nas actividades do IAM,IP, com o intuito de valorizar a participação das mulheres na cadeias de valor como o Caju e da Macadâmia destacando seu papel estratégico na produção e comercialização.

As matérias de género são fundamentais no subsector das amêndoas para promover a participação activa de mulheres e jovens em actividades agrícolas e comerciais, garantir a equidade no acesso a recursos e oportunidades (como terra, crédito e tecnologia) e reduzir desigualdades na distribuição de tarefas e responsabilidades, especialmente no trabalho agrícola e doméstico.

A capacitação vai expandir-se ao nível das delegações provinciais, visando assegurar que os princípios de igualdade de género sejam compreendidos e aplicados em todos os níveis da instituição, incluindo as áreas operacionais do campo de produção.

A capacitação foi promovido pelo Projecto ACAMOZ designado Apoio à Cadeia de valor do Caju e Macadâmia em Moçambique, financiado pela Agência Francesa do Desenvolvimento (AFD), implementado pela Nitidae em coordenação com o Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP.        

IAM SEDE