


Teve lugar no dia 20 de Março, na Cidade de Maputo, uma capacitação de técnicos do Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP sobre Género, como um mecanismo estratégico para reforçar a igualdade de oportunidade, o respeito a diversidade e a construção de ambientes de trabalho mais inclusivo promovido pela Nítidae.
O Workshop insere-se no contexto de capacitação institucional para promover a integração da perspectiva de género nas actividades do IAM,IP, com o intuito de valorizar a participação das mulheres na cadeias de valor como o Caju e da Macadâmia destacando seu papel estratégico na produção e comercialização.
As matérias de género são fundamentais no subsector das amêndoas para promover a participação activa de mulheres e jovens em actividades agrícolas e comerciais, garantir a equidade no acesso a recursos e oportunidades (como terra, crédito e tecnologia) e reduzir desigualdades na distribuição de tarefas e responsabilidades, especialmente no trabalho agrícola e doméstico.
A capacitação vai expandir-se ao nível das delegações provinciais, visando assegurar que os princípios de igualdade de género sejam compreendidos e aplicados em todos os níveis da instituição, incluindo as áreas operacionais do campo de produção.
A capacitação foi promovido pelo Projecto ACAMOZ designado Apoio à Cadeia de valor do Caju e Macadâmia em Moçambique, financiado pela Agência Francesa do Desenvolvimento (AFD), implementado pela Nitidae em coordenação com o Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP.