Decorre em Maputo II Comité de Pilotagem

O Instituto de Amêndoas de Moçambique (IAM, IP) e a organização francesa Nitidae realizaram, no dia 29 de Maio, em Maputo, o II Comité de Pilotagem do Projecto ACAMOZ II – Apoio à Cadeia de Valor do Caju e da Macadâmia em Moçambique.

O encontro reuniu diversos intervenientes o AFD doador do projecto, MAAP, SDAEs, Parque Nacional do Gilé e o IAM,IP incluindo representante dos produtores beneficiários, com o propósito de discutir estratégias de desenvolvimento das comunidades produtoras e avaliar os progressos do projecto, que visa melhorar a competitividade das cadeias de valor do caju e da macadâmia no país.

O Projecto ACAMOZ II é financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), implementado pelo IAM, IP, e executado pela Nitidae. A iniciativa tem como objectivo central contribuir para o aumento da quantidade e qualidade das amêndoas moçambicanas, promovendo simultaneamente práticas agrícolas sustentáveis e a preservação do meio ambiente.

A cerimónia de abertura foi presidida pelo Director dos Serviços Centrais de Investigação do IAM, IP, Dr. Américo Uaciquete, em representação do Director-Geral da instituição. Na sua intervenção, destacou que o projecto tem apoiado a formulação de políticas sectoriais com base em modelos inovadores de produção, processamento e comercialização, com impacto directo no rendimento das famílias produtoras.

O Director reiterou a importância de uma discussão aberta e franca sobre os resultados alcançados, os desafios enfrentados e as estratégias para as próximas etapas. Encorajou os participantes a contribuir activamente com propostas de soluções para os constrangimentos identificados.

Por fim, destacou a relevância de reforçar a articulação entre os diferentes actores do sector, de modo a gerar sinergias que possam transformar positivamente as vidas das 3.200 famílias planificadas para beneficiar do projecto, tanto na cadeia de valor do caju como da macadâmia.

IAM SEDE

Next Post

IAM,IP- Zambézia realiza palestras sobre desafio e oportunidades de amêndoas

Seg Jun 9 , 2025
Arrancaram na segunda-feira, dia 9 de junho, na província da Zambézia, uma série de três palestras organizadas pelo Instituto de Amêndoas de Moçambique (IAM, IP). Essas sessões fazem parte de uma iniciativa para divulgar as actividades do subsector de amêndoas, destacando sua importância em Moçambique ao longo dos últimos 50 anos, em comemoração da independência nacional. Na cidade de Mocuba, sob a liderança do Delegado Provincial do IAM na Zambézia, Sifa B. António, em colaboração de outros profissionais como Jojó A. Laína, Nilton M. de Almeida e Samuel da Silva, foram realizadas duas palestras. Uma na Universidade Zambézia e outra […]