


O Instituto de Amêndoas de Moçambique (IAM, IP) iniciou ontem, dia 6 de novembro, em Matutuíne, província de Maputo, a Reunião Nacional de Harmonização de Normas e Procedimentos do Sistema de Monitoria da Comercialização e Exportação da Castanha de Caju para a campanha 2025/2026. O encontro, que termina no dia 8, reúne cerca de 50 técnicos de todas províncias produtoras da castanha de caju para alinhar procedimentos e propor soluções para os desafios da comercialização.
A sessão de abertura foi presidida pelo Excelentíssimo Diretor-Geral do IAM, IP, Ilídio Bande, que destacou a comercialização como um dos principais segmentos da cadeia de valor do caju. O encontro decorre sob o lema “Promover uma cadeia de valor de caju competitiva, sustentável, justa e economicamente viável”.
Na sua intervenção o Director Ilídio Bande, explicou que os principais actores da comercialização são os produtores familiares, que vendem a castanha, e os comerciantes (inicial, intermédio e final), que compram. Os comerciantes finais podem ser processadores ou exportadores.
‟Para regular o processo, o IAM, IP, criou o Sistema de Monitorização da Comercialização da Castanha de Caju (SMCCC), ao abrigo do Decreto 78/2018 de 6 de dezembro. O sistema visa garantir transparência e legalidade das transações, monitorar quantidades, destinos, qualidade e preços, protegendo os interesses de todos os intervenientes da cadeia de valor do caju‟, Sublinhou. A reunião pretende alinhar procedimentos do SMCCC, reforçar capacidades institucionais e promover troca de experiências entre técnicos. Relativamente aos resultados esperados destaca-se: avaliado o desempenho da Campanha de Comercialização na campanha 2025/2026; Técnicos familiarizados e dotados de conhecimentos e habilidades para lidar com o SMCCC; Estabelecido o mecanismo de diálogo ideal e permanente entre os técnicos envolvidos no SMCCC; Preparada e partilhada a cartilha com o roteiro dos procedimentos
