IAM, IP promove Dia de Campo do Caju em Rapale para capacitar produtores

O Instituto de Amêndoas de Moçambique (IAM, IP), em coordenação com o Serviço Distrital das Atividades Económicas (SDAE) de Rapale, promoveu na quarta-feira, 11 de fevereiro, o Dia de Campo do Caju nas comunidades de Muassiua e Muterrua, com o objetivo de transferir tecnologias de produção e reforçar as capacidades técnicas dos produtores locais.

A iniciativa centrou-se na promoção de boas práticas agrícolas ligadas ao plantio de mudas, maneio integrado do cajueiro (MIC) e partilha de experiências entre produtores, visando o aumento da produtividade e sustentabilidade da cadeia de valor do caju.

Durante o evento, técnicos do IAM, IP e do SDAE conduziram demonstrações práticas de demarcação de campo, abertura de covachos, plantio de mudas, limpeza e poda dos cajueiros, com a participação activa dos produtores das comunidades abrangidas.

O Delegado Provincial do IAM, IP, Júlio Langa, destacou a importância da implementação de boas práticas agrícolas para aumentar a produção e melhorar a qualidade da castanha de caju, afirmando que estas iniciativas são fundamentais para fortalecer a cadeia de valor do caju na província de Nampula.

O Diretor Distrital das Atividades Económicas de Rapale, Cândido Ualuto, elogiou o desempenho dos produtores locais e reiterou o compromisso das instituições em prestar assistência técnica contínua para melhorar as condições de vida das comunidades rurais.

IAM SEDE

Next Post

IAM prepara técnicos para novo modelo de gestão de Maneio integrada do cajueiro

Qua Fev 11 , 2026
O Instituto de Amêndoas de Moçambique (IAM, IP) realizou esta quarta-feira, 11 de fevereiro, em Maputo, um seminário de capacitação destinado a preparar os seus técnicos para o novo modelo de Maneio Integrado do Cajueiro (MIC), enquadrado no Programa de Desenvolvimento da cadeia de valor do Caju (PDC 2025 – 2034). A iniciativa visa dotar os técnicos de conhecimentos técnicos e operacionais necessários para a correta implementação do novo modelo. O seminário contou com a participação de membros do Conselho de Direção, técnicos e da Delegação Provincial de Maputo, que foram apresentados aos objetivos do programa e à abordagem da […]