Connect Caju é uma iniciativa de partilha de custos entre o IAM, IP e a Embaixada da Noruega, esta, representada pela Norges Vel, Brynild Gruppen e IKURU; desenvolvida sob coordenação da TechnoServe (TNS). O Projecto Connect Caju foi desenhado com o objectivo de aprimorar o sistema de colecta de dados e comunicação em extensão de forma efectiva e sustentável, visando contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de assistência técnica, monitoria e avaliação ao nível sectorial, tornando-o mais atractivo, mais competitivo, mais transparente e inclusivo.
A fase 1 (piloto) do Projecto Connect Caju (CC1) foi desenvolvida de Dezembro de 2016 a Dezembro de 2018, e a fase 2 (CC2) de Janeiro de 2020 a Dezembro de 2021. Durante a implementação do PCC, ficou evidente que a plataforma Smartfarm, desenvolvida pela Cropin, não respondia aos objectivos institucionais do IAM, IP. Decorrente destas limitações, viu-se a necessidade de desenvolver e implementar a plataforma Connect Caju, um repositório de dados e informação de actores, actividades e processos de todas as cadeias de valor de amêndoas, em um sistema electrónico. Numa primeira fase, a digitalização de processos teve enfoque na cadeia de valor do caju, por ser a que se encontrava consolidada, apesar da sua complexidade, visto que envolve muitos e diversos actores. De forma gradual, serão abrangidas as cadeias de valor da macadâmia e outras amêndoas de valor comercial.
Do vasto aprendizado obtido nas fases 1 e 2 do Projecto Connect Caju, ficou claro que a digitalização do Subsector de Amêndoas constitui um processo irreversível e, para a consolidação dessas lições, é necessária a conjugação de esforços no sentido de continuar a digitalização visando assegurar que todos os actores estejam envolvidos e se beneficiam dos serviços com impacto directo na melhoria da competitividade e dos ganhos económicos associados. IAM