IIª sessão do Comité de Amêndoas

Na reunião passaram em revista a apresentação da síntese da Iª sessão do comité das amêndoas-IAM,IP; Plano e ponto de situação de aprovisionamento da matéria-prima à indústria-AICAJU; Plano e ponto de situação de aprovisionamento da castanha bruta pelos exportadores-ACIANA; bem como o enquadramento fiscal dos comprovativos de ISPC e IRPS exigidos durante o transporte da castanha de caju no território nacional e medidas a serem observadas na campanha 2021/2022 -Autoridade Tributária de Moçambique e a aprovação do preço FOB de referência para a exportação da castanha de caju-IAM,IP. Também, o Banco ABSA foi convidado a apresentar as oportunidades de financiamento que tem para as cadeias de valor de caju e de macadâmia.

O Instituto de Amêndoas de Moçambique (IAM, IP), realizou nesta sexta-feira do dia 26 de Novembro de 2021, nas instalações da Terminal Especial de Exportação de Nacala (TEEN), na Cidade de Nacala, província de Nampula, a IIª sessão do Comité de Amêndoas.

O encontro em alusão, foi dirigido pelo Exmo Sr. Ilídio Bande, Director Geral de IAM, IP cujo objectivo central é a harmonização do preço de referência ao produtor, tomando como base a dinâmica dos preços no mercado internacional, bem como aprovação dos preços de referência FOB para a exportação da castanha de caju na campanha 2021/2022.

Nas discussões que nortearam o encontro foi consensualizada a proposta do preço FOB de referência para a exportação da castanha de caju tendo sido fixado em 1.100 USD/Ton para a castanha com OUT TURN DE 44 lbs e 1.350 USD/Ton para a castanha com OUT TURN de 53lbs .

Igualmente na mesma sessão, foi definido o dia 15 de Dezembro como a data oficial de abertura de exportação da castanha de caju em bruto.

Participaram desta sessão, os membros do comité de Amêndoas, nomeadamente IAM, AICAJU, ACIANA, MIC, Autoridade Tributaria e PRM. Participaram igualmente como convidados Governo provincial, Banco ABSA, SGS entre outros convidados relevantes na cadeia de valor do caju.

Next Post

Empossados Novos Delegados provinciais do Instituto de Amêndoas de Moçambique

Qua Dez 1 , 2021
Teve lugar na manhã desta quarta-feira, dia 1 de Dezembro o acto de empossamentos de 9novos delegados provinciais do Instituto de Amêndoas de Moçambique, numa cerimóniadirigida pelo Excelentíssimo Senhor Ilídio Afonso José Bande, Director Geral do IAM, IP.Trata-se de Arlete José Macuácua Filimone, indicada para o cargo de Delegada Provincial doInstituto de Amêndoas de Moçambique, IP na província de Maputo; Sérgio Domingos Uique,delegado provincial de Gaza; Elidio Liliano Carlos Bacar, delegado provincial de Inhambane; FaqueAnli Delegado Provincial de Manica, Marta Regina Mafambane Chicava; delegada provincial deSofala; Sifa Bernardo Antonio, delegado provincial da Zambézia; Julio Ventura Langa, delagadoprovincial de Nampula e […]