


No dia 17 de junho do corrente ano, a Delegação do Instituto de Amêndoas de Moçambique (IAM, IP) de Cabo Delgado realizou a segunda palestra na Universidade Alberto Chipande (UniAc), no âmbito das comemorações dos 50 anos da Independência de Moçambique.
A sessão contou com a participação de estudantes dos cursos de Agropecuária, Psicologia e Saúde Pública, bem como do corpo docente da universidade e funcionários da Delegação do IAM, IP.
Durante a palestra, foi destacada a importância das amêndoas, apresentando os principais desafios e oportunidades do sector que se traduzem em potenciais oportunidades de negócio para todos os intervenientes.
A sessão contou com o testemunho especial do Engenheiro Paulo Simão Saria, extensionista, produtor comercial e provedor, que é antigo estudante da universidade. O especialista partilhou o seu percurso como actor na cadeia de valor das amêndoas, oferecendo uma perspectiva prática e inspiradora aos presentes.
O público estudantil, manifestou o interesse pela cultura da macadâmia, desafiando a Delegação do IAM a desenvolver investigação focada na montagem de Campos de Demonstração nos distritos que apresentem condições agroclimáticas adequadas para esta cultura.
Os participantes solicitaram ainda experiências de produção ao nível do sector familiar, demonstrando o potencial de expansão desta cultura entre os pequenos produtores da região.