Empossados Directores de Serviços centrais do IAM

O Director Geral do Instituto de Amêndoas de Moçambique (IAM), Ilídio Bande, dirigiu na quinta-feira, dia 7 de Outubro, em Maputo, a cerimonia de tomada de posse de três directores de serviços centrais. Trata-se da Feliza Macome, para o cargo de directora de Serviços Centrais de Produção e Desenvolvimento de Amêndoa; Américo Uaciquete, para o cargo de director de Serviços Centrais de Investigação e Santos Frijone, para o cargo de director de Serviços Centrais de Estudos, Planificação e Cooperação.

Os Serviços Centrais de Produção e Desenvolvimento de Amêndoa; compete promover a intensificação sustentável da produção, Apoio aos produtores na identificação, formulação e implementação de projectos agrícolas e de processamento de amêndoas; organização dos produtores; promoção a intensificação sustentável da produção de amêndoas eDisseminação de novas tecnologias de cultivo e processamento de amêndoas.

O director de  Serviços Centrais de Investigação, responde pela concepção e produção de material de divulgação de tecnologias testadas e adequadas para os produtores familiares e comerciais das amêndoas; desenvolvimento de tecnologias agronómicas e práticas sustentáveis para a prevenção e maneio de pragas e doenças das amêndoas; mapeamento da situação epidemiológica das principais pragas e doenças das culturas das amêndoas e concepção, implementação e gestão de programas de melhoramento genético das culturas das amêndoas.

O director de Serviços Centrais de Estudos, Planificação e Cooperação vai actuar na mobilização de fontes alternativas de financiamento das actividades do subsector; Coordenação do processo de elaboração do Plano Estratégico de Amêndoas, operacionalização da Estratégia de redução de subsídios no programa de tratamentos químicos eTerciarização do programa de produção e distribuição de mudas e organização da Comercialização e dinamização da indústria de processamento de amêndoas.

Falando na cerimónia de tomada de posse o Director Geral do Instituto de Amêndoas de Moçambique (IAM), Ilídio Bande, instou aos empossados a assumirem as suas funções com responsabilidade para o alcance das metas e objectivos estratégicos do IAM.

Participaram deste evento, Olegário dos Anjos Banze, Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Dárcia Nhacale, Directora da Administração e Recursos Humanos do MADER e quadros do IAM.

Next Post

A População da Província de Niassa Adere Massivamente a Produção da Castanha do Caju.

Dom Out 10 , 2021