Governo faz aprovar nova Lei do Caju realçando a industrialização e a cadeia de valor do sector

A nova Lei do Caju, aprovada hoje na generalidade e por aclamação pela Assembléia da Republico, coloca ênfase na indústria do sector, prosseguindo a reversão de um velho e falhado paradigma do Banco Mundial, que em meados dos anos 90 empurrou Moçambique para um vasto programa de desproteção do sector, privilegiando a exportação da castanha em bruto.

As consequências da medida foram drásticas: o processamento local de castanha de caju baixou para apenas 8000 toneladas. Antes da interferência do Banco Mundial, Moçambique processava 50 000 toneladas.  Os economistas do banco argumentavam que a indústria de transformação nacional era insustentável, orientando o mercado de exportação bruta, através da remoção da taxa de sobrevalorização (imposto de exportação).

Esse papel perverso do banco foi destacado pelo Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, na apresentação hoje da proposta legislativa. Ele frisou que as políticas do Banco Mundial levaram o sector à decadência. Na altura, o governo deixou que a política do banco imperasse, sem contestar, mesmo depois de protestos dos industriais.

Fonte: Cartaz de Moçambique – www.cartamz.com 05.05.2023

IAM SEDE

Next Post

NAMPULA Acolhe I Reunião Nacional do Caju

Qui Jun 8 , 2023
O Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP, realizou no passado dia 8 e 9 de Junho, na Cidade de Nampula a I Reunião Nacional de Actores da Cadeia de Valor de Caju sob o  ” Concertação de uma visão comum para o desenvolvimento da cadeia de valor do caju”. O evento foi dirigido pelo Secretario de Estado Jaime Neto que, afirmou que o volume da comercialização está a crescer. O Secretario do Estado Jaime Neto referiu que este encontro vai fortalecer o diálogo entre actores para o alcance de uma visão comum para o desenvolvimento da cadeia de valor do […]