O Instituto de Amêndoas de Moçambique-Delegação de Nampula, realizou no dia 27 Outubro, uma reciclagem em matéria de monitoria de comercialização da castanha de caju, que contou com a presença de 39 participantes, entre representante do IAM, IP Sede, representante do SDAE, Técnicos da Delegação, supervisores distritais e extensionistas.
O evento decorreu no Posto administrativo de Anchilo, Distrito de Meconta, e tinha como objectivo dotar os participantes de conhecimento sobre os principais instrumentos, a serem usados durante o processo de monitoria da castanha de caju, ao nível da Província de Nampula.
Durante o encontro foram apresentados e discutidos temas como Execução financeira, ponto de situação dos recursos humanos, balanço do maneio integrado do cajueiro, balanço da campanha de comercialização 22/23, sistema de monitoria e igualmente out turn da castanha de caju. A reciclagem adotou uma metodologia participativa caracterizada por palestras, debates e sessões práticas.
Falando em representação da Directora Distrital das Actividades Económicas, o senhor Afonso Jamal, chefe da Repartição de licenciamento, demonstrou a sua satisfação pela escolha do distrito de Meconta para acolher o evento, e desejou boas vindas aos participantes ao Distrito.
Já, o Delegado do IAM, IP na Província de Nampula, Júlio Langa, no seu discurso, destacou as principais acções que foram desenvolvidas pelo sector do caju ao longo da presente campanha e reconheceu os esforços empreendidos pelos técnicos, em prol do desenvolvimento da cadeia de valor do caju.
Por sua vez, a Chefe do Departamento de comercialização, no IAM-SEDE Enga. Lúcia António, sublinhou que a realização do treinamento sobre o sistema de Monitoria da Comercialização visa dotar os actores de Caju de conhecimentos sobre princípios e normas de comercialização com o intuito de assegurar a recolha e sistematização de dados fiáveis ao longo da cadeia de valor do caju
A signatária ressalvou que são esperados como resultados, a realização de réplicas aos produtores e comerciantes iniciais, a mobilização de actores para um maior engajamento no processo de comercialização, garantir a venda de castanha de qualidade e redução de assimetrias de preços, promover os procedimentos pós colheita e a venda colectiva da castanha de caju.
A terminar manifestou a sua satisfação e apreço aos treinandos para que o alcance dos objectivos do treinamento que decorreu num ambiente de franca abertura e cordialidade.
Recorde-se que, na presente campanha a Província de Nampula, tem como plano de comercializar cerca de 82400 Toneladas de castanha de caju