NAMPULA ACOLHE REUNIÃO SOBRE GÊNERO, MULHER E LIDERANÇA NO SECTOR DO CAJU

Decorre desde esta quinta-feira (28) na Cidade de Nampula, a formação sobre gênero, mulher e liderança no sector do caju. O evento está a ser promovido pela Nitidae (ACAMOZ) em coordenação com o Instituto de Amêndoas de Moçambique (IAM,IP), a qual conta com a participação de representantes dos Sindicatos dos trabalhadores (SINTICAF) AICAJU, ACIANA, GIZ, entre outras organizações.

Pretende-se com o encontro reflectir em torno da relação profissional existente entre homens e mulheres no posto de emprego. E ainda discutir como melhorar a participação das mulheres nas Instituições.

O Delegado Provincial do Instituto de Moçambique de Nampula, Júlio Langa que procedeu a abertura do encontro, disse que os hábitos e costumes (cultura) existentes na sociedade moçambicana propecia de certa forma a descriminação gênero. Daí que, entende ser importante que se comece a abordar de forma aberta o tema sobre gênero nas Instituições, para que se elimine as diferenças sociais que ainda existem.

Júlio Langa, destacou ainda ser importante que se elabore um plano de acção e, que o mesmo possa ser implementado nas diferentes Instituições.

Já a representante da Nitidae Palmira Gravata defendeu a necessidade da discussão sobre o tema de gênero sem tabus.

O encontro tem a duração de dois (28 e 29) dias

Next Post

Maputo realiza I Fórum Provincial de Amêndoas

Qui Ago 4 , 2022
A Província de Maputo realiza nesta quinta feira “4” o I Fórum de Amêndoas, sob lema Transformar vidas, aumentando a renda das famílias cujo objectivo é de promover as cadeias de valor do caju e da macadamia através de um diálogo com os actores em função dos desafios e oportunidades. Na ocasião de abertura, Sua Excelência Victoria Diogo, Secretária de Estado da Província de Maputo, disse que a Província de Maputo possui condições edafoclimaticas propícias para a produção de amêndoas como castanha de caju e macadamia, contudo esta parcela do País é tida como para assentamentos humanos, havendo necessidade de […]