I Comité de harmonização dos objectivos do projecto ACAMOZ Fase II

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 04 de Julho de 2024 em Maputo, o II Comité de Pilotagem para harmonização dos objectivos do Projecto de Apoio a Cadeia de Valor do Caju e da Macadamia em Moçambique (ACAMOZ) Fase II, num encontro presidido pelo, Ilídio Bande Director Geral do Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP.

Na sua intervenção, o Director Geral do IAM, IP, Ilídio Bande, referiu que este encontro é pertinente uma vez que constitui uma oportunidade de juntar dos actores envolvidos no projecto com vista a harmonizar os objectivos que o projecto se propõe a alcançar.

Referiu ainda que, a II fase deste projecto visa contribuir para a melhoria da competitividade das cadeias de valor da castanha de caju e da macadâmia em Moçambique, bem como Promover a adaptadação dos modelos de produção das amêndoas às mudanças climáticas; Promover a integração da macadâmia nos sistemas agroflorestais de café; Contribuir para a melhoria da segurança alimentar dos produtores e Contribuir para o aumento da quantidade e da qualidade das amêndoas.

Esta reunião envolveu representantes de produtores da zambézia, quadros do MADER, MEF, Directores dos Servicos Distritais de Actividades Económicas (SDAE’s) de Gilé, Gurué e Pebane bem como o IAM,IP com seu implementador do projecto NITIDAE. Importa referir que, a II fase do Projecto vai decorrer num período de 4 anos e desta vez num valor de 4 milhões de Euros em relação a I Fase que estava orçado num valor de 2 milhões de Euros, financiado pela Agencia francesa (AFD).

IAM SEDE