PRIMEIRO SEMINÁRIO TÉCNICO SOBRE CULTURA DA MACADÂMIA

O Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP (IAM), em coordenação com a Associação de Macadâmia de Moçambique (AMM), realizou nesta sexta-feira, 28 de Maio, o primeiro seminário técnico sobre a cultura da macadâmia, cuja abertura foi Presidida por Sua Excelência, Olegário dos Anjos Banze, Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Trata -se de um seminário que decorreu no formato híbrido (virtual e presencial) de índole técnico que visava, dotar de conhecimentos aos quadros-chave do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Ministério de Indústria e Comercio e Ministério de Economia e Finanças, Investigadores e Delegados Provinciais sobre a agrotécnia da macadâmia, e, ainda harmonizar a informação e a compreensão dos principais desafios da cultura da macadâmia no país visando a promover discussões e transferência de know-how por forma a facilitar a definição de políticas e estratégia nacional de desenvolvimento da cultura.

No acto da sua intervenção, o SEXA Olegário dos Anjos Banze, Vice-Ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural, explicou que o objectivo geral destes seminários técnicos é criar um ponto de partida para apoiar os decisores no desenho e implementação da política e estratégia nacional de produção da macadâmia com base no conhecimento sobre a dinâmica do negócio desta noz no mundo e a compreensão dos principais desafios do subsector em Moçambique.

Em Moçambique, a macadâmia é ainda uma cultura emergente e é produzida principalmente nas províncias de Niassa, Zambézia, Manica e Maputo, estando em expansão para outras províncias como Inhambane e Gaza envolvendo quase que exclusivamente o sector empresarial e, na maioria dos casos, as plantações ainda não atingiram o seu potencial de produção.

 Explicou ainda que, é neste contexto que, Governo de Moçambique olha a macadâmia como uma das culturas de rendimento que será responsável por alavancar o sector familiar através do aumento da sua renda pelo que, através do modelo SUSTENTA e outros a serem definidos nestes seminários técnicos, deverão ser definidos os mecanismos da integração deste sector parta sua participação nas acções de fomento e produção pela via das empresas comerciais.

A macadâmia é principalmente um produto de exportação que deve responder a requisitos de elevada qualidade de modo a poder gerar retornos e tornar o investimento viável. Moçambique tem um grande potencial e, neste momento, esforços estão sendo feitos para desenhar passos para explorá-lo e ter sucesso numa perspectiva de longo prazo.

Salientar que, nos próximos dias, mais dois seminários técnicos serão realizados e deverão abordar outras temáticas relacionadas com a cadeia de valor da macadâmia e, indicativamente, em Outubro próximo teremos o Fórum Nacional de Macadâmia.

Organizado por:

IAM-Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP e AMM-Associação de Macadâmia de Moçambique

Next Post

Reunião Anual de Planificação 2021

Seg Jun 21 , 2021
IAM Realiza Reunião Anual de Planificação Sob o Lema “Transformando Vidas, Aumentando a Renda das Famílias”, decorre desde hoje, segunda-feira, dia 21 de Junho, a Reunião Anual de Planificação. Um encontro, no qual durante dois dias, reúne quadros do IAM, investigadores, delegados provinciais com o principal objectivo de aflorar e harmonizar o plano de actividades para 2022 A abertura da reunião, foi dirigida, pelo Director Geral do Instituto de Amêndoas, Ilídio Bande, que na sua intervenção explicou que o encontro tem como o pano de fundo avaliar o desempenho do subsector do caju na campanha 2020/2021, bem como traçar o […]