GPCC CAPACITA FUNCIONÁRIOS DO IAM, IP EM MATÉRIA DE PREVENÇÃO E COMBATE A CORRUPÇÃO

Uma equipe do Gabinete Provincial de Combate à Corrupção de Nampula, escalou nesta quarta-feira (21/02), a Delegação Provincial do Instituto de Amêndoas de Moçambique, com o principal objectivo de realizar uma capacitação aos funcionários em matéria ligada a prevenção e combate a corrupção no sector público.

A capacitação foi ministrada pela Procuradora Chefe do Gabinete Provincial de Combate à Corrupção, Dra. Vânia Naface Ibraimo e contou com a participação de funcionários do IAM, IP afectos aos diversos sectores, nomeadamente DDPA, DIA, DPMA, RRH, RAF, PATRIMÓNIO e Secretaria geral.

Na sua intervenção a Procuradora Chefe do GPCC, começou por explicar os tipos de crimes de corrupção, que são praticados pelos funcionários públicos, durante o exercício das suas funções, tendo mencionado a corrupção passiva e activa, crime de peculato, enriquecimento ilícito, abuso de cargo ou função, fraude, simulação de competências dentre outras.

Para a Magistrada do GPCC o crime de corrupção ocorre na função pública devido aos seguintes factores, o fraco comprometimento de alguns gestores públicos, o excesso de burocracia na tramitação de documentos, a deficiência de organização na administração pública e a falta de transparência de procedimentos administrativos.

Vânia Naface Ibraimo, explicou ainda que o envolvimento do servidor público em actos de corrupção, pode ter como consequência a dificuldade de acesso do cidadão aos serviços públicos, assim como pode afectar a imagem e a credibilidade do país nos mercados internacionais e retrair o investimento estrangeiro.

E, a terminar a sua intervenção a Procuradora Chefe incentivou a todos os funcionários públicos, a não se envolverem em actos de corrupção, e disponibilizou as linhas verdes do GPCC para casos de denúncia.

IAM SEDE