Director Geral realiza visita de monitoria de actividades
O Director Geral do Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP, Ilídio Bande realizou nos dias 27-28 de Junho, uma visita de monitoria de actividades de preparação da campanha 24/25 de modo a inteirar-se das acções desenvolvidas pela delegação de modo a garantir aumento da produção de amêndoas.
Trata-se de uma visita que enquadra-se no âmbito da monitoria dos programas promovidos pela Delegação do IAM, IP de Maputo para alavancar o crescimento do Subsector de amêndoas. A visita tinha como pontos de agenda: Inteira-se do funcionamento da Delegação, avaliar a evolução dos programas de fomento de caju; inteira-se do nível de processamento do caju e acompanhar a evolução da produção e exportação da macadâmia para RSA,bem como perceber as barreiras aduaneiras para outros mercados.
O director Geral do IAM,IP, Ilídio Bande, visitou a indústria processadora Susnhine sediada na Mozal onde inteirou-se de todas etapas de processamento da amêndoa e da produção da manteiga de castanha de caju, bem como os procedimentos observado para exportação e visitou a Cajumar uma processadora secundária da castanha de caju localizada na Santa Isabel.
Igualmente, escalou o Distrito de Matutuine para visitar o Sr. Samuel Muzila produtor de Macadâmia que possui um campo com 2500 plantas de macadâmia e recentemente adquiriu 3500 mudas de macadâmia para o transplante e visitou o viveiro designado Edem Reforestation sediada em Namaacha concretamente em Changalane que fez a produção de mais de 16000 mudas para a distribuição nas comunidades de modo a incentivar o plantio de cajueiros para a geração da renda familiar.
O director Geral mostrou-se satisfeito com o desempenho dos produtores da macadâmia em matutuine pelo engajamento na ampliação das área de produção e apelou apostar também na cultura de caju.
Outrossim,visitou os campos de plantação de macadâmia com mais de 500 hectares pertencente a empresa da bananalândia sediada em Boane onde interagiu com o director Geral da empresa Peter Andreas Gouws onde revelou a sua preocupação sobre o acesso directo ao mercado chinese e indiano para exportação da macadâmia. Em resposta desta preocupação, o Director Geral do IAM,IP, explicou aos gestores da Bananalândia, que há um exercício em curso para que os produtores da macadâmia brevemente tenham acesso directo aos mercados desejados.