A Delegação do Instituto de Amêndoas de Moçambique em Maputo, na presente campanha 2024/25 prevê tratar cerca 102.000 cajueiros contra pragas e doenças com vista a obtenção da castanha de alta qualidade, informação foi avançada pelo Governador da província de Maputo, Manuel Simão Tule, no acto do lançamento da campanha do tratamento químico de cajueiros no distrito de Moamba, província de Maputo.
Na sua intervenção o governador da provincia, Manuel Tule referiu que a acção permite uma reflexão conjunta, sobre a prática de tratamento químico, uma actividade muito importante para o controle das principais pragas e doenças em todos os distritos da província de Maputo onde estão implantados campos de produção e com árvores na idade produtiva.
O governador da Província, destacou que o subsector de amêndoas, com destaque para o caju, tem vindo a registar níveis assinaláveis de crescimento, contribuindo significativamente na geração de emprego e renda para as famílias e a economia em geral.
Esta acção, conjugada com novos plantios através de mudas enxertadas e sementeira directa com base a semente policlonal, são estratégias certas para a província de Maputo ocupar uma posição cimeira a nível nacional.
A cerimónia foi marcada pela demonstração do tratamento químico, como marco do início de tratamento químico a nível da província de Maputo.