Decorreu na terça-feira, dia 29 de Outubro corrente, na Sala de Reuniões da Delegação do Instituto de Amêndoas, IP – Sofala, O Treinamento aos Fiscais sobre o sistema de monitoria da comercialização da castanha de Caju.
Este encontro técnico foi realizado no âmbito da preparação da Campanha de comercialização da castanha de caju 2024/2025.
No entanto, foi orientado pela Delegada Provincial de Sofala, Marta Regina Mafambane Chicava. Estiveram presentes chefes dos Departamentos de Planificação Monitoria e Avaliação, Produção e Desenvolvimento de Amêndoas; 3 Técnicos da Delegação, e mais 11 dos 12 Fiscais contratados que irão actuar na presente Campanha de comercialização.
No âmbito das considerações prévias em notas introdutórias, a breve trecho a Delegada Marta, desejou boas vindas aos convidados, e demonstrou confiança e optimismo na sua humilde apresentação dizendo que o presente ano será de muita produção daí que prevê um intenso trabalho para os Fiscais recomendando assim que estes sejam mais vigilantes no seu trabalho.
Nesta capacitação aos técnicos foram dados primazia aos temas com mais impacto como:
- Sistema de monitoria da comercialização de castanha de caju;
- Diploma ministerial 36/2021 de 1 de Maio;
- Venda Conjunta da Castanha de Caju;
- Decreto 78/2018 de 06 de Dezembro;
- A determinação da Qualidade da Castanha bruta (Outtorn), Teoria e Prática .
Portanto, os temas em questões foram apresentados com sucesso. Todavia, a Delegação de Sofala prevê que os Fiscais estejam nos seus postos de trabalho para o início das actividades de fiscalização até ao dia 15 de Novembro do corrente ano.