


O Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP, através da sua Delegação na Província de Maputo, realizou hoje, dia 11 de Março, na cidade da Matola, o seminário de auscultação envolvendo todos os intervenientes da cadeia de valor do caju. O evento teve como objetivo discutir a proposta do regulamento da Lei do Caju, fundamental para o desenvolvimento do sector.
A sessão foi orientada por Sua Excelência Manuel Simão Nuvunga Tule, Governador da Província de Maputo, que destacou a importância do subsector de amêndoas, com ênfase no caju. Em seu discurso de abertura, o Governador enalteceu os esforços do governo em impulsionar o desenvolvimento da produção do caju, focando, principalmente, na produção de mudas e sementes policlonais para o estabelecimento de pomares de cajueiros, assim como o maneio integrado que consiste na promoção das podas, limpeza, controle de pragas e doenças, bem como a organização e monitoria da comercialização.
O Governador da Província de Maputo, instou a todos intervenientes da cadeia de valor do caju para que sigam as formalidades legais para garantir uma exportação legal da castanha para assegurar o contínuo crescimento do subsector de amêndoas, de modo a combater a prática de contrabando, que prejudica o crescimento da economia.
Igualmente o governante, apelou a todos a uma participação activa com o objetivo de elaborar, de forma consensual um instrumento que reflicta a vontade de todos os envolvidos no subsector do caju, visando fortalecer as ações de desenvolvimento do sector..