Delegação do IAM de Cabo Delgado realiza palestra na Universidade Alberto Chipande

No dia 17 de junho do corrente ano, a Delegação do Instituto de Amêndoas de Moçambique (IAM, IP) de Cabo Delgado realizou a segunda palestra na Universidade Alberto Chipande (UniAc), no âmbito das comemorações dos 50 anos da Independência de Moçambique.

A sessão contou com a participação de estudantes dos cursos de Agropecuária, Psicologia e Saúde Pública, bem como do corpo docente da universidade e funcionários da Delegação do IAM, IP.

Durante a palestra, foi destacada a importância das amêndoas, apresentando os principais desafios e oportunidades do sector que se traduzem em potenciais oportunidades de negócio para todos os intervenientes.

A sessão contou com o testemunho especial do Engenheiro Paulo Simão Saria, extensionista, produtor comercial e provedor, que é antigo estudante da universidade. O especialista partilhou o seu percurso como actor na cadeia de valor das amêndoas, oferecendo uma perspectiva prática e inspiradora aos presentes.

O público estudantil, manifestou o interesse pela cultura da macadâmia, desafiando a Delegação do IAM a desenvolver investigação focada na montagem de Campos de Demonstração nos distritos que apresentem condições agroclimáticas adequadas para esta cultura.

Os participantes solicitaram ainda experiências de produção ao nível do sector familiar, demonstrando o potencial de expansão desta cultura entre os pequenos produtores da região.

IAM SEDE

Next Post

PRODUÇÃO DE CASTANHA DE CAJU APROXIMA-SE DOS RECORDES HISTÓRICOS DOS ANOS 70

Sáb Jun 21 , 2025
Moçambique registou um marco histórico na campanha de comercialização 2024/25, ao atingir cerca de 195.400 toneladas de produção de castanha de caju comercializada, aproximando-se dos recordes alcançados no início da década de 70, quando o país foi o maior produtor mundial com cerca de 200.000 toneladas. A informação foi revelada pelo Director da Agricultura e Pescas da Província de Maputo, Paulo Cossa que, em representação do Governador, dirigiu, este sábado, 21 de Junho, no distrito de Marracuene, o Festival de Amêndoas, inserido no âmbito das celebrações dos 50 anos da independência nacional. Segundo o Director Provincial, actualmente, a cadeia de […]