COM VISTA A MAIS DE 500 TONELADAS

JÚLIO PARRUQUE LANÇA A CAMPANHA DE FOMENTO DE CAJÚ GARANTINDO ENTREGA 30 MIL MUDAS NO DISTRITO DA MOAMBA

Júlio Parruque lançou a campanha de fomento do cajú no Distrito de Moamba com a entrega 30 mil mudas de cajueiros e insumos agrícolas na comunidade de Babitine, Distrito da Moamba. A entrega foi feita aos líderes locais de 6 dos 8 Distrito da Província de Maputo, no dia 10 de Junho de 2022, segundo dia de Governação Local.

A população de Baptine agradeceu a visita e a oferta tendo enaltecido o Governo pelos avanços do Posto Administrativo de Sabié que tem registrado um ligeiro desenvolvimento com o surgimento de algumas empresas que cooperam na contratação de mão de obra local. A necessidade melhoria de vias de acesso, construção de escolas e hospital com maternidade, provimento de água e de energia eléctrica são algumas das preocupações levantadas.

O Chefe do Executivo Provincial de Maputo parabenizou a comunidade pelo desempenho e frizou que conta com ela para o alcance das 304 e 500 toneladas de castanha de cajú nos próximos anos 3 e 5 anos. Apelou a população para continuar a participar na agenda de desenvolvimento, em todos os projectos e programas, com mais força, combater a caça furtiva e sensibilizar às crianças na importância da preservação da fauna.

Referiu ainda que o seu executivo irá trabalhar para resposta urgente às preocupações apresentadas e revelou que irá dedicar maior atenção a Babitine, para que tenha mais água, mais salas de aula e partos seguros. A electrificação é uma certeza, pois através do programa presidencial Energia para Todos, até 2030 toda a província terá energia.

Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Maputo.

Next Post

Famílias produtoras de castanha de caju arrecadaram 89 milhões de USD na campanha 21/22

Seg Jun 20 , 2022
 A produção de castanha de caju em Moçambique deu um salto gigantesco no ano passado, de acordo com o balanço da campanha 2021-2022, apresentado na passada terça-feira ao Conselho de Ministro pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, através do Instituto de Amêndoas de Moçambique. O  subsector do caju cresceu em 14% em comparação com o ano anterior e as famílias produtoras tiveram um encaixe global de arrecadação de 89 milhões de USD. No geral, a contribuição do subsector de Amêndoas no PIB da Agricultura situa-se em cerca de 23%  O balanço da campanha finda aponta também como marcos o […]