IAM, IP capacita técnicos sobre agrotecnia do cajueiro em Sofala

Iniciou hoje, no distrito de Dondo, Província de Sofala, a formação de extensionistas sobre agrotecnia do cajueiro, com a duração de 06 dias úteis. Trata-se de uma iniciativa do Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP, realizada em parceria com o Parque Nacional da Gorongosa, através do Projecto de Restauração da Gorongosa.
O treinamento visa capacitar técnicos, munindo-os de conhecimentos necessários para a execução de acções que possam contribuir para o aumento da produção e produtividade, bem como para a melhoria da qualidade da castanha de caju.
A cerimónia de abertura foi presidida por Feliza Macome, Directora dos Serviços Centrais de Desenvolvimento da Produção de Amêndoas, em representação do Director-Geral do Instituto de Amêndoas de Moçambique. Segundo a Directora, a formação irá abordar temas como plantio de mudas, condução de pomares de cajueiros, maneio integrado e procedimentos de colheita e pós-colheita, com vista à transferência de tecnologias geradas pela investigação para os produtores.
O evento reúne cerca 68 participantes, dos quais 26 do Parque Nacional da Gorongosa e 42 do Instituto de Amêndoas de Moçambique, representantes das províncias da Zambézia, Tete, Manica e Sofala.
“O treinamento foi concebido para que as sessões teóricas, o debate em plenária e as sessões e demonstrações práticas consolidem o conhecimento sobre as boas práticas de produção do caju”, explicou Feliza Macome, destacando a importância do cultivo de variedades resilientes às condições adversas do meio ambiente.
Na sua intervenção, Adamo Abdula Ossumane, Administrador do Distrito de Dondo, instou os participantes a participarem activamente nas discussões para que saiam ideias que possam induzir a boa produção da castanha de caju no distrito. O governante revelou que o distrito conta actualmente com cerca de 39 mil cajueiros e espera que o trabalho técnico permita aumentar este número para melhorar a renda das comunidades.
Para Massarembe Eugénio, coordenador distrital de Agricultura em Muanza, em representação do Gestor de Agricultura do Parque Nacional da Gorongosa, sublinhou a importância desta formação para garantir o desenvolvimento na produção de amêndoas, visto que a castanha de caju constitui a maior fonte de renda do distrito.
A formação enquadra-se na estratégia nacional de promoção de tecnologias sustentáveis para o sector familiar, respondendo às necessidades crescentes do sector produtivo moçambicano.

IAM SEDE

Next Post

Potencial de Amêndoas em Moçambique atrai interesse da Indonésia

Ter Jul 15 , 2025
O Embaixador da Indonésia em Moçambique, realizou hoje dia 15 de Julho de 2025 uma visita ao Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP, com o objetivo de conhecer melhor o potencial do país na produção de amêndoas e explorar oportunidades de cooperação bilateral. Durante a visita, o Embaixador reuniu com o Director Geral do IAM, IP, um momento que constituiu uma oportunidade para discutir possíveis linhas de cooperação com o Instituto, visando fortalecer a cadeia de valor de amêndoas em Moçambique e promover o desenvolvimento económico do país. A visita reflete o interesse crescente da Indonésia em estabelecer parcerias com […]