ABERTA OFICIALMENTE A CAMPANHA DE COMERCIALIZAÇÃO DA CASTANHA DE CAJU 2022/23

Sob o lema “Transformar vidas, aumentando a renda das famílias produtoras do caju”, decorreu nesta quarta-feira (23), na Província de Nampula, distrito de Meconta, localidade de Nassurruma, a cerimónia central do lançamento oficial da campanha de comercialização da castanha de caju 2022/23.

O evento foi dirigido pela S.Excia Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Olegário Banze, e contou com a presença do Secretário de Estado na Província de Nampula, Mety Gondola, do Administrador do distrito, do Director Geral do IAM, IP, Ilídio Bande, e demais população que acorreram ao local para testemunhar a cerimónia de abertura.

No seu discurso de ocasião, o Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, destacou que o sub-sector de amêndoas tem registado nas ultimas campanhas níveis assinaláveis de crescimentos na comercialização da castanha de caju no país, com uma produção média de 145 mil toneladas por campanha.

E para a presente campanha Olegário Banze, disse que o país projectou comercializar um total de 150 mil toneladas de caju, o que representa um crescimento de 3% porcento em comparação com a última campanha.

O Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, referiu que apesar dos resultados encorajadores, verificados nas últimas campanhas, há necessidade do Instituto de Amêndoas de Moçambique, através da investigação encontrar clones superior de maior produtividade e mais eficazes no controlo de pragas e doenças, promover um quadro legal e institucional que propicie um bom ambiente.

Em aos produtores, Olegário Banze recomendou para que adiram ao programa de fomento aumentado as plantações, e aos industriais apelou a participarem nas actividades de fomento da produção com os produtores familiares.

IAM SEDE

Next Post

<strong>Niassa capacita técnicos sobre Sistemas de monitoria</strong>

Qua Nov 30 , 2022
A delegação do Instituto de Amêndoas Moçambique, IP de Niassa, realizou entre os dias 29 e 30 de Novembro de 2022 uma Capacitação sobre Sistemas de Monitoria de Comercialização de Castanha de Caju 2022/2023. Trata –se de uma formação que abrangiu toda equipe técnica de modo a responder da melhor maneira o processo de comercialização. No acto de abertura oficial, Adelino Daniel Tadeu, delegado provincial de Niassa de IAM, apelou a participação activa de todos, com vista a que os conhecimentos a serem adquiridos, contribuam para a melhoria da intervenção dos técnicos na cadeia de valor do caju. Nesta capacitação […]