Arranca 18 de Novembro exportação da castanha de caju em bruto

Decorre a partir do próximo dia 18 de Novembro, a exportação da castanha de caju em bruto. O consenso foi alcançado na II sessão do Comité de Amêndoas, realizado na Segunda-feira, na sala de reuniões do IAM,IP, na cidade de Maputo

O encontro em alusão, foi dirigido pelo Ilídio Bande, Director Geral do IAM, IP, com objectivo assente na aprovação de preços FOB de referência para a exportação da castanha de caju para a campanha 2024/2025.

Na reunião passaram em revista o ponto de situação da campanha de comercialização da castanha de caju-2024/2025, onde prevê-se comercializar 160.000 Toneladas e a Aprovação do preço FOB de referência para a exportação da castanha de caju-2024/2025.

Durante as discussões que nortearam o encontro foi consensualizado o preço FOB de referência para a exportação da castanha de caju, tendo sido fixado em 1339USD/Ton para a castanha com OUT TURN DE 44 lbs e 1613 USD/Ton  para a castanha com OUT TURN de 53lbs .

Participaram desta sessão, membros do Comité de Amêndoas, AICAJU, ACIANA, MIC, Autoridade Tributária de Moçambique, entre outros convidados na cadeia de valor  de amêndoas.

IAM SEDE

Next Post

A Provincia de Manica realizou a capacitação dos Tecnicos e outros actores da cadeia de valor caju em Materia de Sistema de Monitoria da Comercialização.

Qui Nov 21 , 2024
Na presente campanha 2024/2025 a provincia preve comercializar 4.400 ton de castanha. De forma a garantir melhor dinâmica na Comercialização a Provincia realizou nos dias 21 a 22 de Novembro do corrente ano o treinamento no distrito de Gondola – Posto Administrativo de Inchope, que contou com presença de 35 participantes, entre Delegado Provincial, Chefe do Posto, representantes do SDAE, tecnicos da delegação, suprevisores distritais, agente do transico, produtores, comerciantes.Onde foram apresentado os seguintes pontos:1- Balanco da Comercialização 2023/2024;2- Regulamento para o fomento, produção, comercialização, processamento e exportação;3- Sistema de Monitoria da comercializacao;4- Papel do fiscal;5- Tecnologia de colheita e […]