


Arrancaram na segunda-feira, dia 9 de junho, na província da Zambézia, uma série de três palestras organizadas pelo Instituto de Amêndoas de Moçambique (IAM, IP). Essas sessões fazem parte de uma iniciativa para divulgar as actividades do subsector de amêndoas, destacando sua importância em Moçambique ao longo dos últimos 50 anos, em comemoração da independência nacional.
Na cidade de Mocuba, sob a liderança do Delegado Provincial do IAM na Zambézia, Sifa B. António, em colaboração de outros profissionais como Jojó A. Laína, Nilton M. de Almeida e Samuel da Silva, foram realizadas duas palestras. Uma na Universidade Zambézia e outra no Instituto Agrário de Mocuba. Além disso, o Sr. Sinésio David, produtor e proprietário da Quinta Cajual, também participou, compartilhando seu testemunho sobre a produção de castanha de caju.
A primeira sessão teve lugar na UniZambeze, no anfiteatro da Faculdade de Engenharia Agronómica e Florestal (FEAF), com a presença do Sr. Rafael Muchanga, Director da faculdade, sua equipe, docentes e estudantes.
A segunda sessão foi no Anfiteatro do Instituto Agrário de Mocuba, com a participação do Sr. Eugénio Júlio Paulino, Director de Produção, da Sra. Gracinda Gaspar, formadora, além de estudantes do curso agrícola.
Durante as palestras, foi destacada a importância do caju e sua cultura ao longo dos 50 anos de independência de Moçambique, além da história da produção de amêndoas, as actividades do IAM, os desafios enfrentados pelo sector e as oportunidades de crescimento. O produtor convidado também compartilhou sua experiência de sucesso na produção de castanha de caju, incentivando a comunidade acadêmica a abraçar essa cultura.
Os participantes demonstraram grande interesse pelos temas abordados e apresentaram várias propostas para melhorar o setor, como a terceirização da produção de mudas, reflexão sobre o subsídio aos químicos, maior divulgação das atividades do IAM na sociedade, fortalecimento da colaboração com a academia, formas criativas de distribuição de mudas e facilidades para a instalação de campos de produção de sementes policlonais para os produtores.